Migração no mercado livre de energia

 

Apresentação:

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras.

É também um ambiente de negociação onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da sua concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.

O fornecimento de energia elétrica é destinado a consumidores do grupo tarifário ¨A¨ (fornecimento em média tensão), para empresas, condomínios, hospitais, estabelecimentos comerciais entre outros, a custos garantidos mais reduzidos em relação a sua concessionária local, sem necessidade de investimento em equipamentos.

Estudo analítico de viabilidade: Mediante o envio de uma conta de luz mais recente da sua concessionária local, é realizado um estudo analítico de viabilidade, permitindo posteriormente informar qual será o percentual de economia mensal garantido que pode chegar até 30%, de acordo com as tarifas da sua concessionária local, do perfil de consumo da empresa nos horários de ponta/fora ponta e também do período de contratação em anos.

A EVEC Engenharia e Comércio possui agente autônomo credenciado pela 2W Energia, empresa comercializadora de energia elétrica no mercado livre de energia.

Diferenças e benefícios entre o mercado cativo e o mercado livre de energia:


Mercado Cativo:
Nesse modelo, o consumidor não tem nenhum poder de negociar a compra da energia elétrica.

Fica sujeito a tarifas mais elevadas no horário de ponta, o que é muito desvantajoso em momentos de maior necessidade de produtividade na empresa e por consequência maior consumo de energia elétrica.

Seu contrato é vinculado exclusivamente com a distribuidora local, não permitindo troca.


Mercado Livre:
No mercado livre de energia, o cliente pode negociar suas condições (preço, prazo, volume de energia contratada) diretamente com o fornecedor, ou por meio de uma empresa especialista que o represente, como a 2W Energia que possui agente autônomo credenciado para contato.

O Mercado Livre de energia elétrica, além de ser uma opção extremamente eficaz na redução de custos, permite que determinadas condições como: o tipo de energia, quantidade e duração do contrato sejam negociados de acordo com as necessidades da empresa. E o melhor de tudo, é que o cliente também possui poder de decisão atrelado a qualidade, visto que pode escolher seu fornecedor e o tipo de energia que irá consumir.

Veja os principais benefícios para os consumidores livres:

Custo: Economia com redução imediata dos custos de energia elétrica.

Poder de decisão: Possibilidade de escolher seu fornecedor e negociar preços, prazos de contrato, tipo de energia e quantidade.

Previsibilidade orçamentária: Estabelecer antecipadamente uma base de quanto irá gastar com energia elétrica durante o período contratado.

Sustentabilidade: Escolha de fontes renováveis que contribuem com o meio ambiente e reduzem a sua pegada de carbono.

Tecnologia; Ter um medidor digital inteligente instalado e acesse em tempo real por aplicativo dedicado, todo o seu consumo de energia em um relatório totalmente digitalizado.

 

Página Inicial