Transformador Le Blanc

 

Apresentação e aplicações:

O transformador Le Blanc, consiste num arranjo simples entre três transformadores monofásicos isoladores no primário, ou então um único transformador trifásico. A alimentação de entrada (primária), se dá em rede trifásica, em fechamento delta (∆) ou estrela (Y), onde neste caso é possível usar o neutro.

A rede de saída (secundária), permite obter um novo terminal neutro e totalmente independente da rede elétrica de alimentação. Os enrolamentos de saída, permitem obter uma nova rede, totalmente isolada em relação a rede de entrada do tipo: monofásica ou bifásica.

O ângulo de defasagem fasorial, poderá ser de 90°, 120° ou 180° de acordo com a configuração de fechamento realizada na saída. Este transformador, é recomendado para cargas únicas de elevado consumo, que poderiam causar grande desbalanceamento de corrente na rede trifásica. Com o seu uso, é possível otimizar plenamente o uso da rede.

A configuração Le Blanc convencional, permite obter uma boa quantidade de saídas de tensões, caso seja desejado terminais para todas as interligações entre as bobinas secundárias. Embora os enrolamentos dessa configuração não sejam todos idênticos, obtemos duas fases perfeitamente equilibradas e defasadas em 90°.

Diferente da configuração Scott, que permite obter fases defasadas somente em 90°, o transformador Le Blanc no fechamento alternativo em losango (◄►) com tap central, permite obter ângulos de defasagem de 120° e também de 180°. Caso os enrolamentos secundários sejam dimensionados para 127V, será possível obter além dessa tensão, valores de 220V e de 110V. No secundário é possível apresentar uma saída monofásica ou bifásica com neutro, permitindo dessa forma obter um excelente balanceamento de carga e assim distribuindo perfeitamente o consumo de corrente entre as três fases de alimentação no primário.

Potência Máxima: 20kVA com alimentação trifásica em 220V, 380V ou 440V.

 

Sair da versão mobile