Transformador para padrão rural de energia (redutor de 254V para 220V)

Apresentação:

O padrão rural de energia, consiste no fornecimento como neste exemplo da concessionária COPEL no Estado do Paraná, de tensões nominais padrão de 127V e 254V, sendo que o valor de 254V com a tolerância de variação para cima, pode atingir valores de 260V ou um pouco mais, o que pode ser extremamente danoso para lâmpadas, chuveiros, motores, equipamentos eletroeletrônicos sensíveis e que irá drasticamente reduzir a vida útil dos mesmos ou danificá-los de forma irreversível. Daí ser muito importante ter um transformador redutor, para que estes equipamentos possam trabalhar numa margem de operação totalmente segura e sem risco de sobrecarga por sobretensão.

Pelo fato da diferença de tensão entre 254V e 220V ser de apenas 34V, a opção pelo autotransformador é sempre muito vantajosa, pois assim o tamanho do mesmo ficará mais reduzido, ocupando pouco espaço físico e o seu custo é bem menor em relação a um equivalente do tipo isolador.

Com saída de tensão em 220V, produzidos sob encomenda de acordo com a potência elétrica do aparelho, transformadores isoladores e autotransformadores elétricos a seco, compatíveis para serem alimentados à rede rural de energia monofásica secundária de 254V do tipo MRT (monofásico com retorno pelo terra). Enrolamento de cobre esmaltado Classe H – 180°C.

Potência Máxima: Até 10KVA.
Diferenças técnicas entre transformadores e autotransformadores:
Transformadores
Isoladores:
Indicados para aplicações de segurança, em equipamentos eletrônicos mais sensíveis onde se exige isolação total da rede de saída de 220V em relação a rede elétrica de entrada que alimenta o transformador.
Autotransformadores:
Menor volume, peso e custo. Indicado para a maioria das aplicações como: lâmpadas, motores e eletrodomésticos simples que não necessitam de rede elétrica isolada.

Sair da versão mobile