Carregadores de bateria automáticos e inteligentes

Carregador Automático 12V/5A – Vista frontal detalhada. Carregador Automático 12V/5A – Vista em perspectiva. Carregador Automático 12V/5A – Vista frontal. Carregador Automático 12V/5A – Vista traseira. Carregador Automático 12V/10A – Vista frontal. Carregador Automático 12V/10A – Vista traseira.
Apresentação:

Projeto
Para baterias automotivas, estacionárias ou tracionárias do tipo: chumbo-ácido (PbSO4), lítio-polímero (Li-Po), lítio-íon (Li-Íon), níquel-cádmio (NiCd), níquel metal hidreto (Ni-MH), entre outras. Montagem em gabinete plástico ou metálico em alumínio ou aço pintado. Tensão de entrada: 110V, 127V, 220V ou 380V, em rede monofásica, bifásica ou trifásica.
Venda sob
medida
Especificações técnicas:
Modelos de funcionamento inteligente, projetados exclusivamente para baterias a partir de 6V até 48V de tensão e 1A até 100A de corrente máxima, para redes elétricas de alimentação monofásica, bifásica ou trifásica.
Características:

O carregador possui ligamento e desligamento totalmente automático, também conhecido como flutuação automática, não necessitando nenhuma intervenção do usuário para verificar se a bateria atingiu o nível ideal de carga para ligar ou desligar.

A única intervenção necessária, se faz de forma periódica, para avaliar se não há oxidação nos terminais da bateria e/ou fazer a reposição da solução no caso de baterias de chumbo-ácido (PbSO4) automotivas não-seladas. Os carregadores automáticos de bateria inteligentes possuem 4 leds coloridos que monitoram constantemente o estado de carga da bateria e assim o usuário tem uma indicação precisa do real estado de carga da mesma.

Aplicações:

Equipamentos projetados para os mais diversos setores: pesca, comércio, náutico, automotivo, hospitalar, rural, industrial, aeromodelismo, residencial entre outros, quando a bateria é utilizada muito frequentemente e/ou diariamente, principalmente nas indústrias, onde é necessário que o processo de carga da bateria seja sempre contínuo (24hs por dia), preciso e totalmente automatizado.

Veículos elétricos: são projetados também carregadores para veículos elétricos de grande utilização como: cadeiras de rodas elétricas motorizadas, scooter motorizados, lifts elétricos (guincho de transferência), skates elétricos, brinquedos elétricos, além de carregadores para empilhadeiras, trailers, motorhomes e carregadores para aeromodelismo.

Descritivo de funcionamento:
Basta conectar a bateria aos terminais do carregador e deixa-la de preferência num local bem arejado e de fácil acesso. Enquanto houver tensão da rede no primário do transformador do carregador, a carga da bateria se manterá sempre constante. O acompanhamento da carga se faz através de 4 leds coloridos que indicam o estado de carga da bateria conforme a tabela abaixo:
Cor do led:
Carregador 6V:
Carregador 12V:
Carregador 24V:
Função:
Vermelho
> 6,6V
> 13,2V
> 26,4V
Indica carga alta
Verde
>= 6V
>= 12V
>= 24V
Indica carga normal
Amarelo
< 6V
< 12V
< 24V
Indica carga baixa
Branco
= 7,12V a 7,25V
= 14,25V a 14,5V
= 28,5V a 29V
Carga completada

Observação:  normalmente sempre um ou dois dos 4 leds estará aceso. Caso nenhum deles acenda, é porque provavelmente houve o acionamento da proteção (fusível ou disjuntor), ou então a bateria descarregou-se por completo, pois neste caso houve uma demora muito longa no retorno da energia elétrica, superior ao tempo máximo de autonomia da bateria. Além dos 4 leds de monitoramento, existe também o led piloto localizado na chave liga-desliga que informa se o carregador está ligado a rede elétrica.

Manutenção preventiva:

Para que o carregador possa ser utilizado de forma adequada, é indispensável acompanhar periodicamente o estado de conservação da bateria. Caso seja utilizada bateria do tipo chumbo-ácido (PbSO4) não-seladas, é fundamental verificar o nível da solução, pois a cada carga e descarga ocorrerão perdas por evaporação.

Neste caso deve-se completar o nível da solução com água destilada. Isto não será necessário, caso utilize bateria do tipo selada, pois a mesma dispensa estes cuidados.

Além disso, é importante também verificar sempre o estado de conservação dos terminais da bateria, para que não haja oxidação e corrosão nos mesmos. Isto evitará eventuais maus-contatos e prolongará a vida útil da mesma.

Tempo de carga:

Será determinado em função da capacidade da bateria utilizada em Ah (Ampéres-hora) e pela corrente máxima do carregador (em Ampéres). Quanto menor a capacidade da bateria (ou maior a corrente máxima do carregador), menor será o tempo de carga.

Exemplo: um carregador de 5A utilizando uma bateria de 12V com 90Ah de capacidade irá proporcionar 18 horas de carga. Já um carregador de 10A utilizando esta mesma bateria de 90Ah de capacidade, o tempo de autonomia será de 9 horas.

Escolha do carregador:
Por questões de segurança, recomenda-se que a corrente máxima do carregador tenha cerca de 10% do valor nominal da capacidade da bateria, proporcionando assim carga lenta eficiente e maior vida útil a mesma. Exemplo: para uma bateria de 100Ah, recomenda-se um equipamento de 10A de corrente máxima.
Proteções:
O carregador possui fusíveis de ação rápida e/ou disjuntores de proteção de acordo com o modelo escolhido. Internamente existe proteção contra sobrecarga com limitação de corrente, para que a mesma não ultrapasse o valor máximo projetado.
Opcionais:
Pode-se solicitar sob encomenda que o carregador ofereça os seguintes itens:
Corrente ajustável
Amperímetro, voltímetro, indicador de % de carga
Terminal ou plugue especial (*)
Alimentação em rede trifásica (**)
(*) O padrão de saída da maioria dos carregadores de bateria comercializados pela EVEC Engenharia e Comércio, normalmente é a garra-jacaré. No entanto, para aplicações mais específicas como o caso de veículos elétricos de grande utilização como cadeiras de rodas elétricas motorizadas, scooter motorizados, Lifts elétricos (guincho de transferência), skates elétricos, entre outros, é fornecido saída com plugue do tipo XLR (Canon) ou outros conforme a necessidade do seu equipamento.

(**) Quando existe disponibilidade de rede trifásica e o carregador trabalhar de forma fixa alimentado nesta rede, é altamente recomendável esta escolha, devido ao desempenho do retificador trifásico interno em ponte de Graetz de 6 diodos, ser superior em relação a um carregador alimentado em rede monofásica ou bifásica.

Observações finais:
  • É possível carregar múltiplas baterias associadas em paralelo. No entanto, quanto maior o número de baterias, maior será também o tempo de carga das mesmas e menor será a corrente em cada uma delas.
  • Se sua necessidade envolve a carga de duas ou mais baterias associadas em série, a tensão do carregador deverá ser a tensão da bateria multiplicada pela quantidade das mesmas. Exemplo: 3 baterias de 12V são: 3 x 12 = 36V. Portanto nesse caso, o carregador deverá ser de 36 Volts. Nesse tipo de associação, jamais misture baterias de diferentes capacidades, sob risco de prejudicar totalmente o processo de carga.
  • Quando é necessário cargas de baterias de diferentes capacidades e/ou com variação de carga lenta ou carga rápida, dê preferência sempre para a aquisição de carregadores com ajuste de corrente e com amperímetros de medição, para poder ajustar facilmente a corrente ao valor desejado.
  • Se o fabricante de sua bateria indica a necessidade de carga com corrente constante, adquira somente um carregador que tenha exatamente esta mesma característica.
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