Transformadores 12V ou 24V de motores para plataforma eletro-hidraúlica de caminhão

Caminhão com plataforma elevatória. Transformador 12V para motor de 1,5kW de plataforma eletro-hidraúlica de caminhão. Motor 12V-1,5kW de plataforma eletro-hidráulica de caminhão. Diagrama elétrico do transformador para motor de plataforma eletro-hidraúlica de caminhão.
Apresentação:

Os motores de corrente contínua (CC) para plataforma elevatória eletro-hidráulica de caminhões, são máquinas elétricas de elevado torque e por consequência, elevado consumo de energia elétrica. Geralmente são alimentados em 12V ou 24V.

Quando ocorrem muitos acionamentos consecutivos da plataforma, é necessário manter o motor do caminhão ligado, para evitar que a bateria se descarregue totalmente. Isso tem o sério inconveniente de provocar maior consumo de combustível, além da desvantagem de acumular muita fumaça, principalmente quando o veículo está estacionado num galpão fechado e/ou mal ventilado.

No entanto, quando há disponibilidade de uma tomada da rede de energia em 127V ou 220V próxima onde o caminhão estiver estacionado, é possível evitar este problema, quando se tem instalado no seu interior, um transformador redutor elétrico a seco com saída retificada exclusivo, que irá transformar a tensão da rede de alimentação em 12V ou 24V e logo em seguida, através de um conjunto de pontes retificadoras localizadas no corpo do próprio transformador, converter em corrente contínua necessária para o acionamento do motor do sistema hidráulico.

Um transformador instalado no caminhão, usando a rede elétrica de energia do galpão onde estiver estacionado, evita esse inconveniente, dispensando a necessidade de dar partida no seu motor. Se o caminhão operar sempre num local fixo e com disponibilidade de alimentação trifásica ou bifásica a três fios com neutro, desde que esta apresente tensões de: 127/220V ou 220/380V, é possível produzir o transformador com saída retificada trifásica em Ponte de Graetz de 6 diodos, que apresenta melhor desempenho. O transformador sempre será dimensionado com potência maior que a do motor, numa margem de operação totalmente segura e sem nenhum risco de sobrecarga.

Outra vantagem interessante, é que este mesmo transformador é muito útil para efetuar carga rápida de bateria em situações de emergência, pois o mesmo possui elevada corrente de saída, sendo possível em poucos minutos de carga, carregar o suficiente para dar partida no motor do veículo. Mais detalhes no vídeo acima e também  em nosso artigo no portal Habitíssimo.

Potência Máxima: até 5.000W (monofásicos, bifásicos ou trifásicos) ou até HP ou CV.
Aplicações: Alimentação do motor da plataforma, pela rede elétrica de energia de: 110V, 127V, 220V, 380V ou 440V e carga de emergência de bateria.
Rolar para cima